sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Garrett McNamara na Nazaré até ao fim do mês


Depois de quatro grandes ondulações e três investidas de sucesso às ondas enormes da Nazaré, o surfista havaiano Garrett McNamara, de 43 anos, resolveu manter-se em Portugal até ao dia 30 deste mês, na esperança de apanhar mais uma boa ondulação, que lhe permita continuar a sua senda de exploração local.
Embora tivesse a sua partida prevista para esta semana, McNamara decidiu ficar mais uns dias, de forma a tentar apanhar a ondulação prevista para entrar na próxima segunda-feira, que é prometedora de ondas bastante grandes, mais uma vez.
“A hospitalidade que tenho sentido, as ondas que tenho apanhado, a excelente comida com que me tenho deliciado e a forma intensa como tenho podido treinar, levaram-me a adiar o meu regresso ao Havai, sem o mínimo de remorsos,” comentou o atleta. “A Nazaré tem-se revelado um local de grande interesse para mim – e para qualquer surfista de ondas grandes, já agora – que merece sem dúvida um evento de ondas gigantes, para o qual toda a equipa de produção deste The North Canyon Show está já a trabalhar. O mínimo que poderia fazer era tentar ajudar mais uns dias, após os quais terei mesmo de voltar, para participar na cerimónia de abertura do Eddie Aikau, dia 2 de Dezembro,” concluiu o atleta, referindo-se ao convite que recebeu para integrar o campeonato de ondas grandes mais prestigiado do mundo, o Quiksilver in memory of Eddie Aikau, em Waimea Bay, ilha de Oahu, Hawaii.

Garrett McNamara já surfou por duas vezes ondas gigantes (7 a 9 metros) na Praia do Norte da Nazaré, onde tem contado com a parceria de José Gregório (ex-tricampeão nacional e um dos portugueses mais experientes no capítulo “ondas grandes”), mas também, na semana passada, de Ruben Gonzalez (ex-tetra-campeão nacional de surf) e da experiente dupla irlandesa composta por Alistair Mennie e Andrew Cotton, com resultados impressionantes.
Este projecto é organizado pela Câmara Municipal da Nazaré, Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e Nazaré Qualifica E.E.M., contando com os apoios do Turismo do Oeste, QREN, MaisCentro, Feder, Turismo de Portugal – Oeste, Liberty Seguros, Lightning Bolt, GoPro – D’Maker, Filipemotoshow, Isuzu, Lena Automóveis, Peter Grimm, Noll, Instituto Hidrográfico Português, Tonic Gym, Surftotal, Surf Portugal, Antena 3, Surfer Rule e Surfspots-gps.com.


Fotos de POLVO/Jorge Leal e Wilson Ribeiro