quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Atletas treinam na Praia da Vila

Depois de um dia de tempestade e ondas gigantes em todo o país, hoje o mar desceu um pouco, permitindo uma boa sessão de treinos à dupla residente no The North Canyon Show, realizada na Praia da Vila, com ondas de 3 metros.


Cerca das 11 horas, o havaiano Garrett McNamara e o português José Gregório fizeram-se às ondas pesadas da Praia da Vila, mesmo na marginal da Nazaré, contando desta vez com um ilustre convidado – Tiago “Saca” Pires, o único surfista português no World Tour, a elite do surf mundial, que se encontra em Portugal em fase de treinos, antes da temporada havaiana.

Intercalando ondas apanhadas com o auxílio de Jetski com outras apanhadas “a braços”, Tiago e Gregório deram um espectáculo de surf ao longo da manhã, juntamente com os bodyboarders Nuno Trovão e Luís “Porquito” Pereira, vencedor de duas edições do Nazaré Special Edition, em 2005 e 2007. 




À medida que as ondas foram baixando, os três surfistas optaram por apanhar ondas apenas na base da remada e Garrett McNamara largou o Jetski, trocando-o pela sua Stand Up Paddle Board (prancha maior, conduzida sempre de pé, com o auxílio de uma pagaia), com a qual foi investigar de perto as ondas... até uma das ondas querer inspeccionar melhor a sua prancha e acabar por parti-la!







“Foi o que se pode chamar de uma boa sessão de treino,” afirmou Garrett. “Na Praia do Norte as condições ainda estão demasiado mexidas, por isso não valia a pena lá ir sequer tentar surfar. Hoje a Praia da Vila esteve à altura também, embora com ondas mais pequenas, mas nem por isso menos intensas,” disse McNamara, ainda a pensar na sua Stand Up Paddle Board.

Por seu lado, José Gregório lembrou que “o objectivo deste projecto é explorar todas as ondas da zona da Nazaré, com as quais queremos sentir-nos o mais à-vontade possível. Hoje, embora as ondas não estivessem enormes, como na semana passada, estavam com bastante força, o que nos permitiu treinar a sincronização entre o surfista e o condutor do Jetski na largada para as ondas, que é um dos segredos para o sucesso no tipo de ondas que pretendemos apanhar,” concluiu, já a pensar na próxima ondulação, que pode chegar para a semana.


Este projecto é organizado pela Câmara Municipal da Nazaré, Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e Nazaré Qualifica E.E.M., contando com os apoios do Turismo do Oeste, QREN, MaisCentro, Turismo de Portugal, Liberty Seguros, Lightning Bolt, GoPro – D’Maker, Filipemotoshow, Isuzu, Lena Automóveis, Peter Grimm, Noll, Instituto Hidrográfico Português, Tonic Gym, Surftotal, Surf Portugal, Antena 3, Surfer Rule e Surfspots-gps.com.
Fotos de Vitor Estrelinha