segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Garrett McNamara e José Gregório preparam-se para a chegada de mais uma ondulação gigante

Depois de no passado dia 3 de Novembro terem apanhado na Praia do Norte as maiores ondas algumas vez surfadas na Nazaré, a dupla de surfistas prepara-se para a entrada de outra grande ondulação, a partir de amanhã, desta vez na casa dos 9 a 12 metros.

O surfista havaiano, de 43 anos, encontra-se na Nazaré ao longo do mês de Novembro, para explorar as potencialidades das suas ondas e conhecê-las de perto, depois de muito ter ouvido falar sobre elas, nomeadamente pela boca do agora dez vezes campeão mundial de surf, Kelly Slater.

Como no surf em ondas de grandes dimensões são precisos dois (um para rebocar com um Jetski e outro para surfar as ondas propriamente ditas, revezando-se), neste projecto McNamara conta com a parceria de José Gregório, de 36 anos, ex-tri-campeão nacional de surf e um dos atletas de ondas grandes mais experientes em Portugal, curiosamente nascido na Nazaré e conhecedor profundo das suas ondas.

Embora a ondulação que entra a partir desta madrugada seja de facto muito grande, infelizmente é também acompanhada por um vento on-shore (desfavorável à formação das ondas) muito forte, o que pode impedir a sua surfada, mas não a sua observação, como nos confessa a cara deste projecto, Garrett McNamara.

“Eu e o Gregório queremos tentar ir lá amanhã, observar as ondas do ângulo mais próximo possível. O nosso objectivo é vermos de perto uma ‘direita’ que nunca foi surfada antes, mas sempre com a máxima segurança. As condições previstas para amanhã podem não se traduzir em surf, mas há uma segunda janela de oportunidade para quarta-feira, uma vez que a ondulação mantém-se grande (6 a 8 metros), mas o vento abranda e roda mais para Norte, o que pode gerar boas ondas, surfáveis,” conclui o “big wave rider” com satisfação.

Por tudo isto, terça e quarta-feira serão dois dias para se ficar atento e alerta às condições do mar na costa portuguesa.


Este projecto é organizado pela Câmara Municipal da Nazaré, Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e Nazaré Qualifica E.E.M., contando com os apoios do Turismo do Oeste, QREN, +Centro, Turismo de Portugal, Liberty Seguros, Lightning Bolt, GoPro – D’Maker, Filipemotoshow, Isuzu, Lena Automóveis, Peter Grimm, Noll, Instituto Hidrográfico Português, Tonic Gym, Surftotal, Surf Portugal, Antena 3, Surfer Rule e Surfspots-gps.com.