quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Entrevista: Ruben Gonzalez

A organização do The North Canyon Show by Garrett McNamara decidiu entrevistar alguns patrocinadores e alguns surfistas adeptos das ondas grandes e saber o que pensam sobre a Praia do Norte e concretamente deste projecto.
Hoje: Ruben Gonzalez (surfista).




Qual a tua opinião sobre a Praia do Norte da Nazaré?
A Praia do Norte da Nazaré é uma das zonas mais consistentes de Portugal continental. Podemos considerar que a nível mundial tem uma das ondas mais poderosas e assustadoras do planeta. Ali o mar entra com uma força indescritível devido a uma falha da placa continental, que faz com que por vezes as ondas possam atingir mais de dez metros. É, sem dúvida, uma zona com uma grande potencialidade para as ondas grandes, perfeitas e tubulares.

Sabemos que fazes parte de um grupo de fervorosos adeptos do tow-in e/ou das ondas grandes em Portugal. Qual a tua opinião sobre esta acção da Câmara Municipal da Nazaré em trazer Garrett McNamara a Portugal?
Acho que faz todo o sentido a Praia do Norte estar ligada a este género de acções. Estamos perante uma onda muito poderosa e um surfista muito experiente no Tow-In e em condições extremas. Em Portugal as ondas da Praia do Norte são o destino perfeito para quem quer desafiar as ondas grandes. Nada melhor que chamar um surfista muito conceituado a nível internacional como o Garrett McNamara para desfrutar daquelas poderosas ondas da Nazaré. Portanto faz todo o sentido a Câmara Municipal da Nazaré investir, promover e divulgar a Nazaré como o destino internacional a nível de ondas grandes.

Se tivesses de dar um conselho ao Garrett sobre como enfrentar as ondas na Praia do Norte, qual seria?
O concelho que lhe daria era para estar sempre bem atento à chegada do set. Por vezes as ondas vêm de todos os sentidos. Ah! E que ele tenha treinado bem a apneia porque ali não existe um canal certo.

Tow-in ou remada?
Depende muito das condições do mar. Mas ele ali vai ter a hipótese de fazer as duas coisas e é um sítio propício para ambas as modalidades.

Últimos comentários
Acho que temos uma costa com um grande potencial. Acções como esta têm de ser feitas obrigatoriamente. Temos de aproveitar ao máximo este recurso tão importante como o “mar” para dinamizar o surf e a economia do nosso país.