domingo, 7 de novembro de 2010

Entrevista: Maria João Nogueira






A organização do The North Canyon Show decidiu entrevistar alguns patrocinadores e alguns surfistas portugueses, adeptos das ondas grandes, para saber o que pensam sobre a Praia do Norte e concretamente sobre este projecto.
Hoje: Maria João Nogueira (Lightning Bolt)




The North Canyon Show by Garrett Mcnamara. O que significa para a Lighting Bolt participar nesta acção?
A Lightning Bolt revê-se neste tipo de eventos onde o desafio é ultrapassar os próprios limites, num confronto natural com o mar, onde a intuição, o carisma, a genuinidade e experiência dos verdadeiros watermen se revelam na sua máxima expressão. Para a Lightning Bolt, apoiar esta acção significa, por isso, promover os valores originais da marca e impulsionar o surf experiência.  
As ondas grandes estão na génese da vossa marca. É vosso objectivo voltar às raízes?
Apenas uma mão cheia de surfistas está associada à onda gigante de Pipeline e, entre eles, estão os precursores da Lightning Bolt no Havai. Nenhum outro spot de surf no mundo tem a capacidade de gerar ou arruinar reputações como Pipeline e Riders da Lightning Bolt na época, como Gerry Lopez e Rory Russell, surfaram esta onda como ninguém. O raio tornou-se mundialmente conhecido por ser o símbolo mais visto a sair dos tubos de Pipeline. Mas muito mais do que um símbolo, são os valores e o simbologia associados a esta herança dos big wave riders, e reconhecidos globalmente pela comunidade do surf, que continuamos a promover e a defender, como a coragem, a audácia, a intuição e experiência dos watermen, o gosto pela procura, desafio e descoberta, o soul surfing, o respeito pelo mar para timings e posicionamentos perfeitos que associados a um estilo muito cool e relaxado que fazem parecer tudo fácil. As nossas raízes não perderam contemporaneidade e continuam a ser o grande desafio dos dias de hoje.
De que forma pode a Praia do Norte e Portugal beneficiar com a visita deste icon internacional?
A Praia do Norte é, sem dúvida, um world class spot, com um swell grande a oferecer uma atmosfera de paz e respeito pela natureza a quem gosta de big surf e emoções fortes. A visita de um mestre do extreme surfing como o Garrett é um meio excelente para promover o spot onde quebram as maiores ondas da costa portuguesa e o país em geral como destino superior de surf, com locais ideais para a prática de tow-in. O Garrett suscita, a nível mundial, um apreço e admiração excepcionais pelo seu percurso ímpar, pela sua atitude audaz mas responsável, alavancada pelo respeito profundo pelos elementos naturais e pelos próprios limites, pela paixão visceral que tem pelo surf, é por isso o convidado ideal para promover a nossa Rainha da Nazaré.
Gostariam de deixar uma mensagem de apoio a esta missão do Garrett?
A Lightning Bolt orgulha-se de pertencer a um mundo onde há surfistas com um percurso tão brilhante! Já fizeste história, Garrett! Agora… just enjoy!